Projeto de iluminação: fachada da Roca Barcelona Gallery, por artec3 Studio

Apresentamos a seguir o projeto de iluminação para a fachada da grande Roca Barcelona Gallery, concebido por artec3 Studio, de Maurici Ginés.

Através de algumas premissas de iluminação - fluidez, densidade, transparência, vibração e reflexão -  a fachada desse showroom se transforma em uma iluminada cortina contínua de vidro de diversos níveis de emissividade, reflexão e transparência, causando a sensação de observarmos a água em movimento.

Mais detalhes sobre o projeto de iluminação, a seguir.

Projeto de iluminação: fachada da Roca Barcelona Gallery, por artec3 Studio  - Mais Imagens+ 12

Descrição do autor. O desafio foi conseguir que a composição da fachada, com essa iluminação, criasse movimentos programados muito sutis, gerando sensações e movimentos semelhantes à água: fluida, reflexiva e com certa transparência.

Imagem © Roca / Aleix Bagué

Os painéis de vidro siliconados conformam uma cortina contínua que trabalha como um elemento condutor da luz. Essas sensações de fluidez entram em conexão, tanto no exterior como no interior, com a temática do showroom que explica a história da água.

Imagem diurna do interior, onde a espessura do vidro filtra a luz solar. Imagem © Roca / Aleix Bagué

O sistema de iluminação para a Roca Barcelona Gallery foi projetado para transmitir a importância da água em nossa civilização, o valor e o conforto dela em nossos lares através da história.

Vista de onde se vê o posicionamento das luminárias IP65. Imagem © Roca / Aleix Bagué

O uso de luz artificial na fachada de vidro age como um véu e cria uma sensação de fluidez, tranquilidade, dinamismo suave, um estado quase hipnótico, tanto nos espaços externos como nos internos.

Sistema de iluminação

A fachada de vidro dos novos pavimentos da Roca Barcelona Gallery é sustentada por uma estrutura de aço horizontal. Linhas verticais e horizontais criam, então, uma interessante composição visual.

Arquitetos: OAB
Projeto de iluminação: artec3 Studio
Projetistas: Maurici Ginés, Jesús González, Cristina Salicio, Ivan Escutia
Localização: Barcelona, Espanha
Ano do projeto: 2009
Área: 750 m2
Custo do projeto: 350.000 €
Prêmios: Menção Especial, IALD 2010. Finalista, LAMP Award / Iluminação interna
Fotografias: Aleix Bagué, Cortesia de Roca

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Projeto de iluminação: fachada da Roca Barcelona Gallery, por artec3 Studio " [Proyecto de Iluminación: la fachada del Roca Barcelona Gallery por artec3 Studio] 14 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627231/projeto-de-iluminacao-fachada-da-roca-barcelona-gallery-por-artec3-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.